Sobre nós
O movimento de Intercooperação Confebras UNE nasce da Confebras, entenda mais:
A CONFEBRAS
A Confebras tem o compromisso de representar os interesses de suas filiadas e contribuir para o aprimoramento das lideranças cooperativistas, alcançando melhores resultados corporativos. É uma confederação suprassistêmica do cooperativismo financeiro nacional. Além de sua função agregadora e representativa, investe na educação cooperativista e corporativa dos líderes do setor e implementa ações sistemáticas para desenvolver a cultura cooperativista financeira na sociedade brasileira.
PORTAL CONFEBRAS UNE
O Confebras Une vem para interconectar o universo coop às singularidades
independentes. Soluções compartilhadas com mais negócios para o
cooperativismo de crédito, que serão disponibilizadas por meio de um
acordo de intercooperação entre centrais de dois níveis, cooperativas
singulares e sistemas do cooperativismo de crédito. Com destaque à
oportunidade de acesso a serviços e produtos sem custos ou com custos mais acessíveis para as cooperativas independentes.
O que nos sustenta
Os princípios cooperativistas são a nossa base inspiradora de trabalho, precisamos sempre falar disso.
1. Adesão livre e voluntária
As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de gênero, social, racial, política e religiosa.
2. Gestão democrática
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e as mulheres, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.
3. Participação econômica
Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver, uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão.
4. Autonomia e independência
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.
5. Educação, formação e informação
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas.
6. Intercooperação
É a cooperação entre as cooperativas, para o fortalecimento do movimento como um todo e dos princípios cooperativistas. Isso pode ocorrer em diversos níveis: através das estruturas locais, regionais, nacionais, internacionais; entre cooperativas do mesmo sistema; com cooperativas de outros sistemas; e com cooperativas de outros ramos do cooperativismo.
Confebras UNE